quinta-feira, 29 de abril de 2010

Oeste - O Oeste e os candidatos a governador


Iniciado o período das pré-campanhas as chapas e coligações vão tomando forma e o eleitorado da região Oeste já têm as condições de avaliar os três principais candidatos ao governo do estado, representadas pelo governador Jacques Wagner (PT), o ex-governador Paulo Souto (Dem) e o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB

O hoje governador Jacques Wagner na campanha pedia apenas 2 anos para atender as demandas da região e assim acabar com o anseio da criação do Estado do São Francisco.

Wagner, todavia,  já teve 3 anos para demonstrar compromisso com a região, não o fez.

E se não fez no primeiro mandato porque faria no segundo?

Seu governo vem sendo marcado pelo recrudescimento na violência no estado, perda de investimentos para estados como Pernambuco e Ceará, aparelhamento de postos chave da administração como forma de fortalecer o seu partido (PT), e maior valorização de programas sociais, alguns deles herdados de outros governos e apenas alterados.

Mas se existem falhas também existem avanços, o governador vem sendo bem sucedido na tarefa de desmontar o aparato carlista, principalmente no âmbito do poder judiciário, que em outros tempos era motivo de piada em outros estados.

Por seu turno, o outro candidato Paulo Souto, dispõe de uma larga experiência a frente do estado, foi secretário de governo, vice-governador, senador e governador por duas vezes.

Embora tenha alcançado melhoras nos níveis econômicos e sociais enquanto esteve à frente do governo, seu grupo político não consegui conter o desgaste natural de quem passa muito no poder aliado a onda lulista de 2006, e, como conseqüência, acabou por perder a eleição ainda em primeiro turno.

Nas duas oportunidades em que esteve à frente do governo realizou uma administração bem avaliada pela população, porém com exceção do Hospital do Oeste nada mais realizou pela região e também não demonstrou compromisso com o Oeste.

A novidade no cenário é o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Viera Lima, segundo muitos um ACM piorado.

Esse por sua vez, não tem discurso, projeto e muito menos serviços prestados a região.

Aposta no fracasso alheio e ainda se utiliza do que existe de pior na política.

Sua famosa frase "a política deve ser feita como ela é" constrata com o desejo da população que acredita que a política tem que ser ser feita como ela deveria ser, isto é, respeitando princípios mínimos de ética e moralidade.

Pobre povo do Oeste, mais uma vez será obrigado a escolher o "menos pior".

3 comentários:

  1. Prezado André, ta muito complicado votar na Bahia. Não sei se me admiro ou me compadeço diante das opções que temos, todos são "mais do mesmo". Enquanto observamos outros estados se distanciarem da gente no que diz respeito a avanços políticos, nós, principalmente do oeste baiano,estamos sendo diagnosticados com doses homeopáticas de esperança.

    ResponderExcluir
  2. Grande André, e agora? Complicou... Pra onde correr?
    Diante desse quadro, só vejo uma alternativa a região oeste: criação do Estado do Rio São Francisco.
    Vamos à vante com essa bandeira.

    ResponderExcluir
  3. É caro Delbo, realmente as opções são ruins.
    A única solução que vejo é a criação do novo estado.
    Ou então continuaremos a mendigar verbas da Bahia.

    ResponderExcluir