terça-feira, 6 de abril de 2010

Brasil - O egoísmo petista

O ano era 1985 e o país dava os últimos passos para encerrar a sua era política mais triste.
Uma coalizão multi partidária se formou sobrepondo-se a projetos e interesses pessoais.
O obejtivo era um só; eleger Tancredo Neves presidente pelo colégio eleitoral e dar cabo à ditadura militar e seu entulho autoritário.
Com execeção do PDS, partido que sucedeu a ARENA e dava sustentação ao regime,  todos os demais partidos cerraram fileiras aos lado de Tancredo.
Com uma única exceção. O Partido dos Trabalhadores.
Sob o pueril e arrogante argumento de que "o partido não podia compactuar com o processo eleitoral burguês".
Pois bem, se dependesse do Partido dos Trabalhadores Paulo Maluf tinha sido eleito presidente e a ditadura alcançaria seu obejetivo continuísta e pautado a constituinte que se aproximava.
O PT nesse episódio dava a primeira prova de que entre o interesse do país e o seu próprio interesse ele escolhe o segundo.
Outros episódios se seguiriam como a recusa do partido em assinar a carta constituinte de 1988 (missa de corpo presente do regime autóritário que se encerrava), seguida negativa em apoiar o Plano Real apostando de maneira mesquinha e eleitoreira no fracasso do plano para vencer as eleições de 94.
Mais uma vez, se dependesse do PT o Plano Real não teria sido criado.
Hoje, nas eleições que se avizinham o PT mostra mais uma vez que foi dito acima é verdade.
Ao desrespeitar o processo eleitoral antecipando-o em quase dois anos o partido enfraquece as instituições em favor de sua liderança maior e ainda da margem para que outros mandatários se comportem da mesma maneira.
Incutem na população menos favorecida a idéia de que instituições não são necessárias basta apenas um líder forte e carismático.
Os exemplos são fartos.
O TSE tornou-se objeto de piadas do presidente.
Se comportando como prefeito de cidade de interior, valendo-se da máquina pública para eleger o seu escolhido, Lula também faz outro desserviço ao país, incompatível com o papel que se espera de um Presidente.
Obras apontadas como irregulares pelo TCU continuam a receber recursos pois, "o importante é inaugurar obras", enfraquecendo ainda mais o órgão fiscalizatório.
Voltemos ao ano de 2002, o presidente era Fernando Henrique Cardoso e não se tem registro, em ato oficial ou extra-oficial, do presidente pedindo votos ou fazendo campanha para o seu candidato.
As instituições foram preservadas e a igualdade de condições do pleito foi preservada ainda que em desfavor do candidato de FHC, na época também Serra, criando assim bons precedentes.
Assim se comporta alguém com compromisso com o país.

3 comentários:

  1. A redemocratização do país se deve a uma extraordinária articulação de partidos políticos que não aguentando a pressão internacional e nacional tiveram que fazer uma aliança pelo fim da ditadura. políticos que até então apoiavam o regime militar se juntaram ao outros em um só palanque mas não votaram pelas eleições diretas o que veio acontecer somente no ano de 1989. O PT teve papel importante na volta da democracia como um partido vindo da base dos sindicatos do ABC paulista em plena ditadura. O comentário do senhor André é infeliz e demonstra desconhecimento. O PT é um partido que dialoga e diverge internamente sobre os assuntos do país. Aconteceram vários rachas no próprio PT desde sua origem. Existem os radicais, de extrema esquerda, trotskistas, leninistas, marxistas, portanto muitas são as vertentes de análise diferentes de outros partidos. O presidente Lula o principal fundador do PT hoje reconhecido como uma liderança mundial dialoga com todo e qualquer partido. O sr. Fernando Henrique Cardoso quase acabou com o país com a venda das estatais a preço de banana, quebrou as finanças duas vezes,comprou votos para reeleição,especuladores ganharam muito dinheiro. Foi um governo prejudicial ao país, tanto que não aparece ao lado de ninguém, suas opiniões são fracas, sem coerência, essa é a realidade. E eu não fui e não sou do PT.

    ResponderExcluir
  2. O PT foi idealizado inicialmente por "intelectuais" conhecidos também como de esquerda (comunistas em sua maioria), só que com a queda do muro de Berlim e desmonte de URSS com todas as mazelas daquelas sociedades mantiveram com as mascaras de comunistas, socialistas. Em 2002 com uma campanha mista de mudanças e continuismo chegou ao poder.
    Após 08 anos continuam mantendo os principios basicos da politica economica do governo anterior, continua vendendo para a maioria da população do povo brasileiro, que é analfabeta funcional e em percentual que beira os 99,99% é analfabeta em termos de analise economica, a idéia de que o seu governo fez mudanças nos principios basilares da economia, quando se olha para o que vem dando certo foi iniciado no governo anterior. Para os idiotas o governo do PT pagou divida externa (pagou um parte que tinha uma taxa de juro baixo, e o dinheiro estava no BC para evitar mais especulação alimentada pela irresponsabilidade do PT). O que o PT fez diferente do PSDB/DEM, foi aumentar a carga tributaria, aumentar as despesas correntes, e não melhorar em nada os serviços publicos (educação; saude; infraestrutura; segurança publica; custo Brasil ) O Brasil tem que ser resgatado para o futuro do povo.

    ResponderExcluir
  3. O colunista esta certo ao descrever o PT desta forma, egoista, pretencioso, indecente, corrupto, e ladrão até dos feitos dos outros.

    ResponderExcluir