segunda-feira, 1 de março de 2010

Brasil - Eleições Presidenciais



Faltando menos de 3 meses para o ínicio oficial da campanha presidencial os partidos e candidatos finalizam os acordos, fecham as equipes e preparam-se para pôr a campanha na rua.


As últimas pesquisas apontam o governador paulista José Serra com algo em torno de 40%, a candidata do governo, Dilma Rousseff, com 30% e a Senadora Marina Silva com 10%.

Ciro Gomes, sem o apoio de Lula, não irá conseguir alavancar sua candidatura.

Leia-se: tempo de TV, apoios partidários e palanques nos estados.

Os números de Dilma, embora muitos digam o contrário, em nada surpreendem, representam apenas a média histórica dos candidatos petistas.

Qualquer candidato do PT terá um piso de 30%. Corroborando com o adágio que diz: "No Brasil um terço vota no PT, um terço contra o PT e o outro terço decide a eleição".

O crescimento de Dilma está ancorado unicamente na vinculção ao nome de Lula.

A pergunta a ser respondida é qual a real capacidade do Presidente de tranferir votos para sua candidata?

O que de fato causa estranheza é a presença de Serra na liderança.

Afinal, o governador, ao contrário de sua adversária, em campanha a pelo menos 2 anos, não aparece todos os dias em rede nacional ao lado do Presidente mais popular da história inaugurando até edital de licitação e pedra fundamental e não dispõe da fabulosa máquina do governo.
Para vencer o tucano terá de cumprir uma difícil tarefa.

Fugir da armadiha plebiscitária preparada pelo Planalto que tenta resumir a disputa numa comparação maniqueísta entres os governos FHC e Lula, quando se sabe que o segundo foi/é a continuidade do primeiro.

Sem discurso, resignado, com medo de fazer oposição e sem unidade interna o PSDB se ampara na pueril estratégia de comparar as biagrafias de Serra e Dilma.

Ao meu ver, inócua pois na próxima eleição o verbo que o eleitor que ver conjugado é o da continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário